contato: tercioqueirozperito@protonmail.com - (21) 3344-4558 / 97303-44541 - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

LAUDO TÉCNICO - PRÉVIO e CONTENCIOSO

ENGENHARIA DIAGNÓSTICA - AUTOVISTORIA PREDIAL

Vícios e Danos Construtivos - Antecipação de Provas Demarcatórias - Desapropriações - Encostas - Riscos e Danos de Estruturas de Concreto - Impermeabilizações - Avaliação de Imóveis NBR 14653 - Desequilíbrio Econômico Contratual - Fachadas Prediais

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Concreto Aparente e os Cuidados na Manutenção

O concreto aparente nada mais é que o aproveitamento dos elementos estruturais na concepção arquitetônica da obra. Pilares e vigas não são revestidos mantendo suas características originais. Dependendo da dosagem e do fabricante do cimento podem apresentar variações de tonalidade na cor cinza.

A durabilidade deste tipo de solução estética depende do detalhamento do projeto estrutural e da sua execução de  forma adequada. A maneira de executar a concretagem e o recobrimento da armadura, por exemplo, devem seguir as recomendações feitas pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Se for feita de maneira errada, o concreto terá uma durabilidade muito menor do que a esperada. Com certeza muitos problemas de longevidade estão ligados ao não cumprimento destas normas. Nas peças de concreto armado aparente as armaduras devem ter seu recobrimento mais acentuado do que as normalmente previstas. Outro passo importante é de prever uma  plasticidade adequada do concreto na hora do seu lançamento e logicamente na farta vibração durante a concretagem. 

Quanto a sua durabilidade recomenda-se que as peças estruturais recebam uma aplicação de resina a base de silano-siloxano que protegerá a superfície do concreto evitando a penetração de intempéries, gases e aguas de chuva até a armadura o que ocasionaria a oxidação da mesma e posterior expulsão de pedaços de concreto periféricos a ela por ser expansiva.

Falar em manutenção do concreto aparente significa, manter a resina protetora nos elementos   estruturais. Mas quando ocorre a agressão na armadura, ela oxida, e por se tratar de uma reação química expansiva, acaba expulsando pedaços de concreto periféricos como já mencionado, neste caso, é o momento de executar uma obra de recuperação estrutural  e recompor as seções das peças afetadas e a reaplicar a proteção da resina.

O concreto aparente utilizado no revestimento final, a princípio, por evitar gastos com outros tipo de revestimentos, como por exemplo pastilhas cerâmicas, torna-se menos onerosa, ainda que os cuidados apontados insiram custos na execução. Contudo, o estilo arquitetônico e a concepção da obra,  acabam determinado a utilização deste tipo de acabamento.


Tercio Cesar de Queiroz Filho
                Engo Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário